Governo apoiou projetos de música e criou até 'departamento de k-pop' no Ministério da Cultura. Estilo rende mais de US$ 4,7 bilhões e impulsiona economia, turismo e diplomacia sul-coreana
Rafaelle Gomes
Fonte: g1.globo.com
Em: 23/05/19
Atrás
dos cabelos coloridos, mistura de ritmos e da gritaria em torno de ídolos do
k-pop, existe um projeto organizado. Com a expansão global, a indústria
musical do país do BTS cresceu 17,9% só em 2018. O k-pop rende mais de
US$ 4,7 bilhões ao ano, liderado por empresas privadas, com ações na bolsa e
tudo. Mas também é resultado de uma aposta de 20 anos do governo da Coreia
do Sul em cultura.
Em
1998, para ajudar a espantar a crise asiática do ano anterior, o governo passou
a turbinar sua indústria criativa, o Ministério da Cultura teve verba reforçada
e ganhou setor dedicado à cultura popular, depois apelidado
“departamento de k-pop”. De uma visão moralista, que tinha até censura de
músicas, passou a apoiar a nova música pop com subsídios e promoção de
festivais.
O país
passou de 30º a 6º maior mercado de música do mundo de 2007 a 2017 - superando
o Brasil. A explosão no ocidente foi em 2012, com o fenômeno “Gangnam
style”, de Psy. Em 2005, o governo criou fundo de US$ 1 bilhão
voltado ao k-pop. Estima-se que só o BTS movimente, direta e indiretamente, US$
3,7 billhões ao ano na economia do país.
PSY em Gangnam Style Imagem: jornalnh.com.br |
O
governo incentiva o distrito de Changdong, em Seul, a virar o "bairro
do k-pop": há casas de shows, estúdios, lojas e arena para 20 mil
pessoas, prevista para 2021. A música ajuda até na sensível relação entre as
Coreias. Em 2018, uma rara parceria permitiu vários shows de k-pop no Norte.
Além
disso, o turismo total no país triplicou nos últimos 15 anos, 1 a cada 13
turistas citou o BTS como motivo de escolher visitar a Coreia do Sul,
diz o Instituto Hyundai.
K-pop
Uma
turma de adolescentes treina coreografias ao som de músicas do BTS no primeiro
andar de uma casa no Centro de São Paulo. Logo em cima, fica uma sala cheia de
livros de arte e negócios em coreano, um quadro de eventos e uma mesa bagunçada
com pastas e relatórios.
As
adolescentes se aproveitam do espaço aberto no Centro Cultural Coreano no
Brasil (CCCB), inaugurado em 2013. Às sextas, há aulas de k-pop. Mas era
uma quarta-feira. Os funcionários explicam que há sempre gente usando o salão
livre e amplo do centro para treinar as coreografias.
A sala
no 2º andar é de Young Sang Kwon, 50 anos, diretor do centro. Ele é,
oficialmente, um diplomata coreano, e comanda uma equipe de oito
pessoas. Eles planejam eventos e produzem relatórios, sempre enviados ao
Ministério da Cultura da Coreia do Sul, que banca o CCCB.
A
criação de centros de cultura em outros países faz parte da tal política lá de
1998. Já são 33 pelo mundo. Claro que o salto econômico da Coreia nos últimos
20 anos ajuda nessa expansão. Mas não se trata de gastar dinheiro que está
sobrando. É investimento com retorno.
Em agosto
de 2018, a revista "Forbes" noticiou que as ações das três maiores
empresas de k-pop subiam, mesmo em um trimestre difícil nas bolsas de Seul.
Investidores estavam animados com o sucesso dos grupos de k-pop na América do
Norte e do Sul, disse a revista.
A
verba total do governo sul-coreano para a cultura em 2019 é de R$ 6,4
bilhões (1,89 trilhão de wons). No Brasil, o orçamento para o setor cultural
foi de R$ 1,9 bilhão - valor previsto em 2018, no final da gestão de Michel
Temer, antes da extinção do Ministério da Cultura no atual governo.
BTS fomenta a economia sul-coreana Imagem: dbkpop.com |
Apoio
grande, mas bem planejado
"A
Coreia investe na área cultural, porque achou que era um mercado de futuro, que
vai trazer resultado. Nos próximos anos, o mercado cultural vai crescer mais
que os de Tecnologia da Informação e de automóveis", diz Sang Kwon.
Ele
explica que apoio não é financiamento total. A maioria de subsídios é para
grupos iniciantes ou projetos específicos. Há mais de 3 mil produtoras
musicais na Coreia hoje, ele conta. As três grandes empresas do ramo (SM,
JYP e YG) já andam muito bem com as próprias pernas.
A
turnê do BTS no Brasil, por exemplo, tem verbas 100% privadas. Mesmo assim, os
centros ficam de olho em dados e oportunidades escolhidas a dedo para
parcerias, Sang Kwon explica. Ele dá o exemplo de apoio um festival de k-pop em
um país onde o fenômeno crescia.
"A
SM (dona de grupos como Girls' Generation, SHINee e EXO)
estava interessada em fazer um evento na França. Mas o custo seria grande, pois
o cachê dos artistas deles são altos. O governo coreano estudou, pesquisou, e
viu que havia sim um potencial de ampliar muito o público francês. Então, houve
um apoio direto e o evento foi um sucesso", ele conta.
Pop
adolescente, negócio de gente grande
No
Brasil, ainda não houve festival de grande porte com financiamento direto do governo
coreano. O CCCB promove aqui aulas de dança, de culinária, concursos de k-pop,
e apoia shows e eventos menores. Além dos 60 eventos por ano, eles ainda mantêm
o governo de lá informado.
"Em
um show como o do BTS, nosso papel é de levantar pesquisas, estudos, cobertura
de imprensa, e passar os dados de reação do público ao governo da Coreia",
explica Sang Kwon.
Sang
Kwon não tem dúvida do impulso do k-pop para seu país natal. Ele cita dados de
turismo. Mesmo sendo um destino distante e caro, o número de visitantes
brasileiros lá subiu de 4,8 mil em 2003 a 19,7 mil em 2018.
"Cada
vez mais gente nos procura para cursos de língua, também", ele diz. Não
precisa ir longe para saber o perfil de um público cada vez mais interessado na
Coreia: são as meninas adolescentes treinando as coreografias do BTS lá
no primeiro andar.
O
diretor não é o público-alvo do k-pop. Ele é mais fã da dança
contemporânea e do cinema do seu país. Ele admite que o fenômeno do k-pop pode
tirar o foco de outros setores tradicionais da cultura. "Por outro lado,
ele pode ser uma porta de entrada para outros conteúdos nossos."
Sang
Kwon tem jeito de intelectual e fica sem graça ao ser perguntado sobre seu integrante
preferido do BTS. No fim das contas, declara: Jimin. Ele diz que estará
na plateia do Allianz Parque no dia 25, claro. Trabalho é trabalho.
BTS é fenômento dentro e fora do Ocidente Imagem: pinterest.com |
'Soft
power'
O
k-pop está longe de ser um caso isolado de sucesso atual da Coreia do Sul. O
país triplicou seu Produto Interno Bruto (PIB) entre 2000 e 2018 - de US$ 500
bilhões a 1,5 trilhão. A música está em um contexto de inovação em cultura e
tecnologia que ajudou neste salto.
O
estalo para o investimento público no setor nem foi musical. Foi a explosão de audiência
de uma novela sul-coreana na China, "What is love", em
1997, que fez o governo pensar em globalizar sua cultura pop. É o que contam os
pesquisadores Tae Young Kim e Dal Yong Kim.
Foi
nesta época que o Ministério da Cultura, que havia sido criado em 1990, começou
a receber mais investimentos e modernizar seus programas. A atenção não era
apenas às manifestações tradicionais coreanas, mas também à cultura pop, com o
tal “departamento de k-pop”.
Os
pesquisadores analisam o "soft power" no artigo "Política
cultural na Onda Coreana", publicado no "International Journal of
Communication". "Soft power" (poder brando) é o termo
para falar da influência que um país exerce através dos seus produtos culturais,
como o cinema dos EUA.
A tal
"onda coreana" (ou "hallyu", na língua local)
é o nome usado para a explosão da arte e cultura do país pelo mundo, da qual o
k-pop é ponta de lança. O artigo mostra como os discursos presidenciais na
Coreia incorporam este "soft power" trazido pela música.
Bandeira da Coreia do Sul Imagem: geo5.net |
K-pop
salvou o planeta?
A
influência aponta para todo o planeta. É comum que lançamentos de k-pop
tenham versões com letras e até clipes específicos para fãs da China. Por outro
lado, eles chegam cada vez mais ao mercado dos EUA, vide o show do BTS que
emulou a 'beatlemania' no programa de Stephen Colbert.
Um
discurso histórico analisado no artigo de Tae Young Kim e Dal Yong Kim foi da
ex-presidente Park Geun-hye na abertura do Mnet Asian Music Awards
(MAMA) em 2014.
É como
se o presidente do Brasil discursasse na abertura de uma premiação pop, para
atingir tanto os fãs daqui quanto uma audiência global da música brasileira.
"O
MAMA começou com o k-pop e agora se tornou cosmopolita, disponível para 2,4
bilhões de pessoas pelo mundo. Também representa o sucesso da economia
criativa", ela disse no artigo.
Mnet Asian Music Awards: A maior premiação do K-pop Imagem: capricho.abril.com.br |
No
mesmo ano, a ex-presidente disse na Conferência de Lideranças Asiáticas que
"a 'onda coreana' se tornou uma tendência internacional" que permitiu
ao país "compartilhar corações e amizades".
O
exemplo mais espetacular de ajuda do k-pop à Coreia (e ao planeta) foi em abril
de 2018, já no governo de Moon Jae-in. Dois meses antes, o ditador do norte,
Kim Jong-Un, encerrou a reunião histórica com o presidente dos EUA, Donald
Trump, sem um acordo nuclear para dissipar a tensão.
O
governo mais moderado de Moon Jae-in continuou empenhado em se aproximar dos
norte-coreanos para amenizar a situação. Todo mundo ficou surpreso, mas
aliviado, quando Kim Jong-Un aceitou receber shows de k-pop na Coreia do Norte
como um gesto de aproximação.
Quem
era o representante do sul ao lado de Kim Jong-Un durante um show, ajudando
a tirar uma bomba nuclear das preocupações de todo mundo? O ministro da cultura
da Coreia do Sul, Do Jong-hwan. Não foi um acordo nuclear, mas virou amizade
musical.
O
ministro disse na época que Kim Jong-Un parecia saber da influência cultural
que o k-pop poderia exercer na Coreia do Norte, estava disposto a aceitar a
troca cultural, e que ele ainda parecia bem humorado e até "cabeça
aberta" durante a apresentação.
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